terça-feira, 18 de agosto de 2015

SPAGHETTI FICTION (2015)


FAIXAS

DISCO 1
01. Atrás Daquele Olhar 03:34
02. I Have a Crush on You 02:48
03. Carol no Céu com Diamantes 03:42
04. Aliya, The Brave 04:48
05. Wish I Could Fight Like Bruce Lee 01:48
06. Girl in Leotard 02:43
07. Hey Lauren 07:31
08. A Vida Não é Um Filme do Godard 02:12
09. Por Una Sonrisa de Ayelen 02:12
10. Beam Queen 05:51

DISCO 2
11. She Looks Like Greta Garbo 03:23
12. Daria, Eu Daria Tudo Pra Ficar Com Você 04:05
13. The Tomboy Girl in the Record Store 02:43
14. Mel is My Favorite Suicide 02:57
15. Na Lua Tem Pôr do Sol? 03:21
16. Larisa's Elegance 06:40
17. Cuteness Overload 01:58
18. Stephanie in the Moonlight with the Sunshine 03:27
19. Marine Brevet, L'Agent Secret Français 02:52
20. Guerras Espaciais e Morangos 07:48

Duração do Disco 1: 00:37:14
Duração do Disco 2: 00:39:19
Duração do álbum: 01:16:34
Lançado em 23 de janeiro de 2015

O ÁLBUM

Me aconteceram muitas coisas no período de gravação que influenciaram e muito nas canções e na forma final do álbum. Vou tentar resumir:

Pouco tempo depois de eu terminar o álbum anterior "The Bus", eu fui convidado a entrar para uma banda vintage punk chamada "Xanapal e Os Xanadus", que na época era formada por Mariana Moreira, Vitor Estevan e Ugo César. Hoje a banda tem um membro novo, o Rafael Rodrigues.

Xanapal e Os Xanadus: Vitor Estevan, Ugo César, Mariana Moreira e eu

Eu fui convidado por causa dos álbuns. E, uma vez que você está em uma banda, você tem contato com mais músicos e mais ideias musicais. Isso acaba te influenciando pra caramba. Depois eu farei um post especial falando sobre essa banda e apresentarei cada um dos integrantes. Fato é, que poucos meses depois de eu já estar na banda, me surgiu a inspiração de continuar compondo. Só que eu queria melhorar a qualidade das gravações. Com a ajuda da minha mãe, eu comprei um microfone condensador profissional para estúdio: o ótimo Behringer C-1U. Logo, precisava estrear este novo microfone em uma nova canção.

Eu estava mais viciado do que nunca em Ginástica Artística Feminina. Assim como George Harrison compôs a canção "Faster" dedicada a todos os pilotos de corrida do mundo (esporte que ele amava), eu fiz a minha ode dedicada a todas as ginastas do mundo. Saiu a canção "Perfection". Veja no videoclipe abaixo:


Meu amor por esse esporte me deu inspiração para compor esta canção. E digo com toda a convicção, tanto em termos de letra como em termos de arranjo, é uma das minhas melhores canções. Me lembro que o Vitor Estevan (da banda) fez uma análise precisa da canção e reparou na montagem da melodia. Ele inclusive aprendeu a tocá-la de ouvido. Achei incrível isso. Ele também apontou um detalhe que eu coloquei na canção: a letra enaltece as ginastas e a música é bem doce. Mas, quando a letra fala das quedas, entra a guitarra elétrica pra dar peso. O Vitor comentou sobre isso. Eu me lembro que pensei: "Puxa, ele prestou atenção na música". Mostrei esta canção para meus pais também. Os dois adoraram. Inclusive, me perguntaram: "As ginastas viram isso? Pois está bem bonito!" Pra mim, isso foi um troféu.

Eu já sabia que eu faria um novo álbum, e já sabia também que esta canção não entraria nele. Ela foi single. Na minha cabeça eu já tinha até o nome do álbum: "Spaghetti Fiction & Gymnastics", porque, entre músicas doidas haveria canções dedicadas a ginastas específicas. Difícil foi escolher algumas ginastas para poder compor as músicas, já que sou fã de várias delas. Logo eu tinha as duas primeiras canções gravadas para o álbum: "Girl in Leotard" e "I Have a Crush On You".

Nesse meio tempo, fui ao shopping com minha mãe e meu irmão. Minha mãe, ali na hora, decidiu nos presentear com um teclado. E ela comprou um bom de verdade. Conversamos bastante com o vendedor até chegar ao excelente teclado Yamaha PSR-E343. Nem eu, nem meu irmão sabíamos tocar piano. Mas, a força de vontade foi tanta que em duas semanas já estávamos tocando várias músicas. Aprendemos sozinhos. Aliás, foi isso que me fez entender melhor as escalas. Aprendi muitas coisas na marra. Porque eu realmente queria aprender piano. Lógico que não saímos tocando Mozart (até hoje eu não toco). Mas, aprendemos os acordes e isso é mais do que suficiente para tocar. E eu queria aprender rápido para poder usar no álbum.

Reparem como foi feita a gravação do teclado. Sim, gambiarrísticamente falando, eu usei o microfone pra gravar o som, já que o teclado só se conecta ao computador via midi. Eu queria o som real do teclado mesmo. 

Eu procurava me inspirar em sons diferentes do que eu estava habituado a escutar. Me baseei em muitas canções que as ginastas usam em apresentações de Solo. Além disso, eu estava ouvindo muito uma banda russa chamada "Iva Nova". É uma banda incrivelmente original, que mantém o acordeon no lugar da guitarra elétrica. Me apaixonei pelo som do instrumento. Por isso, várias canções do álbum têm acordeon. A inspiração veio dessa banda russa, que eu recomendo fortemente.

Em setembro tive dias horríveis. Minha cachorrinha Carol faleceu. Essas coisas são sempre difíceis de serem superadas. Fiquei três dias de luto, sem tocar nenhum instrumento. Até hoje sinto a falta dela. Sempre vou sentir.

Alguns meses depois, fomos ao shopping novamente. Desta vez, meu pai estava querendo comprar uma viola caipira. Conversa vai, conversa vem, minha mãe começou a me perguntar sobre pedais e pedaleiras. E eu estava explicando a diferença. Achamos uma pedaleira maravilhosa da Zoom: a G2.1DM. O que me impressionou de verdade nela foi que era possível conectá-la ao PC via USB para poder gravar a guitarra. Meus olhos brilharam e meus pais compraram a pedaleira. Compramos também um pedal de sustain CASIO SP-20 para o teclado (foi o único pedal compatível) e meu pai comprou um violão novo no lugar da viola. Ele comprou um Di Giorgio Talent SL I.


Eu convidei o Vitor Estevan para tocar guitarra lead e solo na canção "Beam Queen". Não tenho nem o que dizer, ficou perfeito! Ele é um guitarrista extremamente habilidoso e técnico. Inclusive, ele está gravando seu primeiro álbum. Espero logo poder postar o álbum dele aqui no blog.

Quase no final das gravações do álbum, eu conheci a Rafaela Heloaria, minha namorada. E isso se refletiu em algumas das últimas gravações, já que a Rafa é uma ótima guitarrista e é muito fã do Eric Clapton. Acabei colocando mais guitarra em algumas músicas para tentar impressioná-la.


As últimas músicas gravadas para o álbum foram: Hey Lauren, Carol no Céu com Diamantes (dedicada à minha cachorrinha), Daria Eu Daria Tudo Pra Ficar Com Você e Larisa's Elegance. O álbum estava pronto, depois de pouco mais de 6 meses intensos de gravações.
O nome ficou apenas como "Spaghetti Fiction" (tirei o "& Gymnastics"). Foi meu primeiro álbum duplo. Até aqui, com certeza é meu melhor álbum.

A CAPA DO ÁLBUM

A ideia original era eu como gondoleiro sobre uma gôndola em Veneza. Eu estaria levando algumas ginastas em um passeio nessa gôndola. Depois de muito martelar, resolvi mudar de ideia e fiz uma colagem sobre uma foto pra simular como se fosse um outro planeta. Usei a foto abaixo:


Via Photoshop, pintei minha guitarra de vermelho. Depois, escolhi minhas 3 ginastas favoritas da atualidade para estarem comigo na capa: Lauren Mitchell, Aliya Mustafina e Larisa Iordache.



Agora estava pronto meu quarto álbum. E eu estava mais orgulhoso do que nunca, porque, não importava o que podiam falar, eu sabia (e sei) que fiz um ótimo álbum. E recebi ótimas críticas no facebook.

TEMÁTICA DO ÁLBUM

O álbum fala sobre esperança, faz uma reflexão sobre coisas que acontecem na vida, fala sobre Cinema e é claro, fala sobre Ginástica Artística.

SOBRE AS CANÇÕES DO ÁLBUM

DISCO 1
1. ATRÁS DAQUELE OLHAR
Minha canção Belle & Sebastian do álbum. Ela funciona como uma espécie de tutorial de como ouvir o álbum. A cada refrão, um instrumento novo é acrescentado à canção, de forma com que o ouvinte preste atenção nos detalhes da canção. A ideia é tentar ouvir cada instrumento separadamente e ver como eles se encaixam na melodia. E já começa com o acordeon rasgando. Gravei todos os acordeões do álbum com meu teclado Yamaha.
A letra fala sobre minha esperança em mim mesmo, esperança no meu futuro.

2. I HAVE A CRUSH ON YOU
Uma canção sobre amor platônico com um teor sexual.

3. CAROL NO CÉU COM DIAMANTES
Canção dedicada à minha cachorrinha Carol, que faleceu no período em que eu estava gravando o álbum. Obviamente, faz referência à canção "Lucy in the Sky with Diamonds" dos Beatles. Só que, no caso da minha canção, o "Céu" seria o Paraíso.

4. ALIYA, THE BRAVE
Dedicada à ginasta russa Aliya Mustafina. A canção traz um estilo de faroeste italiano na sonoridade, no meio se torna uma balada de rock, depois passa por uma batida marcial e por último encerra como um hard rock.

5. WISH I COULD FIGHT LIKE BRUCE LEE
Essa é pesada. Só que ao invés de usar guitarra distorcida, optei pelo acordeon. Acho que trouxe uma dramaticidade pra música que combina com a letra forte. A canção fala sobre bullying. Me lembro de um dia na 5ª série, num dos ataques de bullying das pessoas, eu tive que passar por um "corredor polonês" enquanto todos os alunos de uma turma me chutavam e me xingavam. E não era brincadeira. Era sério o negócio. Não é todo dia que se apanha de uma turma inteira só porque você é esquisito. E nem era a minha turma, era outra classe. A música fala desse episódio em especial e da vontade que eu tinha de poder lutar como o Bruce Lee pra me defender.

6. GIRL IN LEOTARD
Outra sobre ginastas. Em português o título significa: "Garota de Collant". Collant é o uniforme que as ginastas usam nas competições. A música tem uma batida primitiva, quase tribal, de modo a representar algo selvagem.

7. HEY LAUREN
Uma das canções mais ricas do álbum em todos os sentidos. Dedicada à ginasta australiana Lauren Mitchell. Fala também sobre amor platônico. Até então, foi a melhor canção romântica que eu havia escrito. E a canção muda de ritmo, de estilo e de instrumentos. Ela inicia com um riff de guitarra que eu toquei para imitar o riff da canção que a Lauren usava nas apresentações de Solo. O nome da canção da Lauren é Street Violin, de Josh Vietti (ouça). Repare que eu usei bastante violino também, assim como na canção do Josh.
No final da canção, só por diversão, fiz estilo "Hey Jude" dos Beatles e coloquei um "Hey Lauren, Hey Lauren, na na na na na na...".
Pra mim, "Hey Lauren" é a cereja do álbum. Curioso é que ninguém comentou sobre esta canção.

8. A VIDA NÃO É UM FILME DO GODARD
Um jazz de vaudeville. A letra faz referência aos filmes do Godard em relação aos títulos e à estética. Foi a canção mais divertida de gravar. O banjo e todos os instrumentos exóticos (inclusive os sons dos animais) eu toquei no meu teclado Yamaha.

9. POR UNA SONRISA DE AYELEN
Dedicada à ginasta argentina Ayelen Tarabini, que tem um sorriso muito bonito. Resolvi fazer este tango misturado com flamenco. Foi divertido tocar as partes de violão e de bandoneon.

10. BEAM QUEEN
Agora, uma canção inspirada em classic rock e que fala sobre as "rainhas da trave de equilíbrio". Sim, Ginástica Artística again. Convidei meu amigo Vitor Estevan pra fazer o solo de guitarra e tocar lead. O resultado ficou fenomenal!

DISCO 2
11. SHE LOOKS LIKE GRETA GARBO
Dedicada à ginasta romena Sandra Izbasa. Uma canção folk da qual me orgulho bastante. A sonoridade ficou perfeita. Melhor do que eu tinha imaginado.

12. DARIA, EU DARIA TUDO PRA FICAR COM VOCÊ
Eu queria fazer um trocadilho com o nome da ginasta russa Daria Spiridonova. Por isso o título, "Daria, Eu Daria Tudo Pra Ficar Com Você". Só que nesse período em que eu escrevia esta canção, eu estava apaixonado pela Rafaela (que hoje é minha namorada). E a música, apesar de falar sobre a Daria Spiridonova, foi escrita pensando na Rafaela. Na sonoridade, me inspirei no The White Stripes, que é meu novo vício.

13. THE TOMBOY GIRL IN THE RECORD STORE
Mais um jazz de vaudeville. A canção fala sobre uma tomboy. Tomboy é aquela garota que se veste como menino. E a letra conta a história de um cara que se apaixona por uma tomboy em uma loja de discos. Adoro a letra dessa música!

14. MEL IS MY FAVORITE SUICIDE
Dedicada à Mel Suicide das Suicide Girls. O nome real dela é Melissa Clarke. Essa música eu tinha composto na época do meu primeiro álbum, mas não tinha conseguido finalizá-la naquele tempo.

15. NA LUA TEM PÔR-DO-SOL?
Uma das minhas típicas canções malucas de letra nonsense. Adoro esse tipo de música! Referências ao Chapolin e ao Chaves estão presentes na música.

16. LARISA'S ELEGANCE
Inspirada no estilo da banda Iva Nova com um acordeon bem dançante. Dedicada à ginasta romena Larisa Iordache. Foi a última canção que gravei para o álbum. Não tem nenhuma guitarra ou violão. É a que eu toquei mais teclado dentre todas.

17. CUTENESS OVERLOAD
Digamos que é a canção mais cute do álbum. Super simples, mas cheia de fofura. Gravei o videoclipe com minha namorada Rafaela.

18. STEPHANIE IN THE MOONLIGHT WITH THE SUNSHINE
"Stephanie na luz da Lua com o brilho do Sol". Gosto desses contrastes. Me inspirei na ginasta mexicana Stephanie Hernández. A sonoridade da canção busca representar uma praia noturna, céu estrelado, fogueira... esse tipo de coisa.

19. MARINE BREVET, L'AGENT SECRET FRANÇAIS
Marine Brevet é uma ginasta francesa. Mas, a canção não fala sobre Ginástica. Apenas usei o nome dela porque é estiloso. O estilo dessa música remete às canções antigas francesas e aos filmes do James Bond.

20. GUERRAS ESPACIAIS E MORANGOS
Eu vou fazer um post só pra esta canção pra poder explicar melhor. É  música mais psicodélica que eu já compus. Tem um pouco de tudo, tanto na letra, quanto na melodia. O que posso dizer agora é: Parangaricutirimirruaro.

CANÇÃO QUE FICOU DE FORA DO ÁLBUM

O ACORDEONISTA DA ESTRADA DA MONTANHA
Essa canção conta a história de um músico incompreendido. Acabei optando por não incluir no álbum, pois já tinha música pra caramba. No final das contas, acabei não gravando uma versão pra lançar ainda.

SINGLE

PERFECTION
Já expliquei sobre esta canção acima. Para ouvi-la, clique aqui.

CONCLUSÕES SOBRE O ÁLBUM

Meu quarto álbum é complexo. E o que mais gosto são as possibilidades infinitas. Além de ser longo, o álbum te leva para vários lugares diferentes, isso é claro, se você está disposto a se deixar levar.
Gravei alguns videoclipes para o álbum. Abaixo, confira o videoclipe de "Cuteness Overload", que gravei com minha namorada Rafaela:


E abaixo, o videoclipe da canção "Aliya, The Brave":










É possível ouvir o álbum na íntegra abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário